pinterest-site-verification=d40753b04a2e50addc3e6ce8aca87072

Jogos que estimulam a atenção

Introdução

Os jogos pedagógicos são uma excelente ferramenta para estimular habilidades cognitivas. Neste post falaremos de alguns que podem ajudar a estimular a atenção e concentração em crianças.

Um dos grandes requisitos para desenvolver a aprendizagem das crianças é sem dúvida estimular a atenção, para que o individuo se concentre na tarefa que esta executando.

Lembrando que antes de adquirir uma atividade, um instrumento ou um jogo para intervenção, é necessário planejamento e  intencionalidade.

 Quebra- cabeça

Uma forma divertida de desenvolver a concentração e a atenção das crianças, são os quebra-cabeças. Monta-los exige foco e atenção aos detalhes, estimulando também outras áreas do cérebro, como percepção visual e raciocínio.

COMPRAR

Jogo da memória

O jogo da memória é um dos mais populares e conhecido, porém o que poucos sabem é que ele ajuda a desenvolver a atenção e a  memória das crianças.

O jogo exige concentração para encontrar os pares das cartas correspondentes e treina a memorização e o foco.

COMPRAR

Jogo da velha

Sendo considerado um jogo simples, mas muito eficiente para trabalhar e desenvolver a atenção, pois é preciso antecipar as jogadas dos oponentes e pensar de forma estratégica para vencer, o que necessita de muita atenção.

O aprendizado se consolida muito mais, quando proporciona momentos divertidos e envolventes para as crianças.

Estes são apenas algumas das muitas opções que tem disponíveis para trabalhar e desenvolver a atenção.

COMPRAR

Conclusão

Em síntese, os jogos pedagógicos, como o jogo da memória, quebra-cabeça e jogo da velha, se destacam como ferramentas valiosas para aprimorar a atenção e a concentração em crianças. Essas atividades lúdicas não apenas tornam o aprendizado mais prazeroso, mas também proporcionam um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo. Ao incorporar esses jogos na rotina das crianças, estamos não apenas cultivando habilidades essenciais para a aprendizagem, mas também criando memórias afetivas que favorecem o interesse pelo saber. Portanto, incentive momentos de diversão e aprendizagem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *